domingo, 22 de junho de 2008

É festa Junina no Nordeste


Esse mês e pedacinho do próximo é só festa aqui por riba. Eu, particularmente, amo festa junina, a culinária típica dessa época, quadrilhas e forró. Quando em tempos de escola, essa era de longe a festa mais esperada do ano. Os ensaios de quadrilhas, ah aquilo era bom demais, pra paquerar, a negrada ficava toda acesa, era a oportunidade de dar uns beijihos sem a mãe saber.

Você conhece festa junina nordestina? Não? Deixa eu te contar um pouquinho!

A paróquia, as escolas, e algumas pessoas particulares, fazem barraquinhas de jogos, de comidas típicas, de beijo...em volta de uma quadra, onde acontece as apresentações das quadrilhas. O povo todo se reúne pra assistir, depois a quadra vira salão e a gente se acaba no forró.
A comida típica é, baião-de-dois, paçoca, pamonha, aluá, bolo de fubá, muncuzá salgado e doce, pé-de-moleque, caipirinha, vatapá, canjica. Na barraca do beijo é assim, os rapazes pagam uma taxa irrisória, tipo R$ 1,00 beijo no rosto, R$ 2,00 beijo na boca, e as moças dão os beijos. Essa barraca geralmente é das escolas, é uma diversão só, eu toda atiradinha amavaaaaaa...kkkk

O forró é o pé-de-serra, originalmente formado por um trio com sanfona, sabumba e triângulo, como por aqui as bandas de forró come de esmola, o som está mais diferente, mas a maioria das pessoas, prefere o bom e arretado arrasta pé de levantar poeira,rs. Precisa traduzir o texto? Oxe fique a vontade, é só peguntar.

Xeru nos zóim de vocês meninas e uma semana boa pra mais de metro para todas!!!!

Nenhum comentário: