terça-feira, 24 de junho de 2008

Doce bem doce

Eu gosto de doce bem doce, sabe, do tipo enjoativo. Mas não despenso nenhum: nem os muitos doces, nem os pouco doces ;o)

Eu ia postar a receita de uma broa de fubá de liquidificador, deliciosa e prática, mas, atendendo aos pedidos da cumadre Dani, hoje vamos de DOCE!

Modéstia à parte, eu sou muito boa nos danados dos doces. Aliás, ando me descobrindo muito na cozinha depois que casei, pois não sou mais aquela chef de fim de semana, que faz sobremesas pras visitas e tal. É todo dia uma coisa diferente... tem que ter criatividade, néam? E meu marido a-m-a doces... todo dia, depois da comida *de sal*, tem que rolar uma sobremesa.

Doce não é sinônimo de complicação de nem de dificuldade. ÓBEVEO que tem aqueles que levam mil camadas de doze mil coisas diferentes que tomam nossa tarde inteira, pois é um vai-e-volta de fogão-geladeira que valha-me Deus! Então, vamos começar com uma sobremesa que é super simples, deliciosa e sucesso garantido! Pelo menos nas mil vezes que já fiz, todos pedem é BIS... (ihhh, rimou! rs rs). E vou começar com ela porque é a única que tenho foto aqui (pois fiz no dia dos namorados, a pedido do maridão). Aos poucos vou fazendo as outras e fotografando, okay?

Banana caramelada ao forno com nozes, sorvete de creme e calda de chocolate



Primeiro você vai ao mercado e compra aquele pote lindo de sorvete de creme, ou baunilha ou nata.

Para cada duas pessoas, utilize uma banana nanica, que você irá fatiar no sentido do comprimento. Darão 4 fatias bem longas, nem muito grossas, nem muito finas.

Coloque em um refratário e coloque sobre elas bastante açúcar cristal (ou mel, ou karo) e polvilhe canela. Leve ao forno bem quente e espere o açúcar derreter e caramelar.

Enquanto isso, você pica as nozes e reserva. Além, disso, você deve fazer a caldinha de chocolate, pra dar um saborzinho especial.

Pra sorvete ou sobremesas deste tipo, eu goste de uma calda que é de chocolate mas é, digamos assim, neutra. Pegue aí uma meia lata de creme de leite sem soro e leve ao fogo com umas 2 ou 3 colheres de sopa de nescau. E... mexa, até esquentar e incorporar bem. E mais nada. Não deve ser muito escura, nem branca né! Só um gostinho de chocolate quente.

Bananas prontas, retire duas fatias e coloque diretamente no pratinho conde você servirá a sobremesa, ainda quente. Sobre elas, acomode uma bola de sorvete. Acrescente uma porção bem quentinha de calda de chocolate, e coroe com bastante nozes picadinhas!!!

É difícil uma pessoa que não gosta de bananas, mas se você faz este tipo, que tal tentar uma outra fruta e vir contar o resultado pra gente??? Deve dar certo com maçã, pêra....

Beijinho doce, bem doce!

Nenhum comentário: