quinta-feira, 8 de maio de 2008

Pão Quentinho, Preço e Origem...


Nome Científico: Brassica oleracea var. costata Nome Comum: Couve Penca

Origem: A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer, com precisão, quando e como ele apareceu. Historiadores, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque. De início, provavelmente, o trigo era apenas mastigado. Só depois, ele passou a ser triturado com pedras e transformado em farinha.
Antes de servirem para fazer pão, as farinhas de diversos cereais eram usadas em sopas e mingaus cozidos na água. Posteriormente, passou-se a misturar também mel, azeite doce, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando espécies de bolos que eram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.
Só uma fatia pra vcs conseguirem ler o texto todo .

Neste site vcs podem saber muito + sobre o pão nosso de cada dia ! .
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-pao/historia-do-pao-3.php

Abaixo vamos ao que interessa!!!!

Quem gosta?

Eu A D O R O pães de todos os tipos , principalmente aquele que acabou de sair do forno bem quentinho, não sei se vcs sabem , mas eu já pesei 94 kilos devido ao excesso deles em minha vida, comia 8 por dia, Eu eliminei 25 kilos e não deixei de comer meu pão quentinho , claro a quantidade diminuiu como no máximo 2 por dia, meu forte hj em dia é o pão integral me habituei a comê-lo isso já faz uns 2 anos, pra quem não conseguia viver sem os quentinhos da padaria eu me superei ;o))

Gente fico na curiosidade de saber qut custa os 'danado' porque aqui no ES 'vareia' tem uma padaria péssima chamada MONZA (né Téti), que vende o pãozinho a R$ 7,99 o kilo, o cheiro dos pães é um COISA, tem pães em todos os minutos que vc chega lá, sempre quentinhos. Tem uma outra perto de casa que o pão é bom mas nunca quente e custa R$ 4,99 , um diferença %%% razoável, tem outras que custa 1,99 vc leva a sacola e ela sai cheia de pão dormido, esse pão aí ninguém merece!.
Por falar em pão quentinho , está um cheirinho delicioso aqui!

Sabia que em Floripa (SC) eles chamam o pão francês de 'pão de trigo'??

E na sua cidade qual o preço do pão francês?
E na sua cidade o pão francês é chamado de pão francês mesmo??

Beijos carinhos pra quem merece e abraços sempre fraternos!!!!
Alê

4 comentários:

Anônimo disse...

Rima... aqui o pão francês é CASSETINHO kkkkkkkkkk vc acredita nisso??? É óbvio que eu não chamo assim né? Realiza a cena... eu chegando na padoca e pedindo... - Moço, me dá 4 cassetinhos????

NINGUÉM MERECE!
Quando eu peço pão na padaria logo o povo pergunta:

- Tu não é daqui né????

Não sou meeeesmo kkkkkkkkkkk

Sabe que eu nunca perguntei o preço do pão??? Vou me informar e te digo... A minha médica liberou 1 pão francês por dia... graças a Deus, pq não vivo sem!

Adorei o post informativo hoje...
Tamo com tudo hein???
Você reparou aqui no espia???

beijão.

Anônimo disse...

Rimãzilda, tem me fale da MONZA. Abriu uma linda aqui perto de casa... affeee!

E rimã, como seu que tu não é capixaba, mas vem da High Society de Londres (kkkk), vou te ensinar, ó: capixaba que é capixaba chama pão francês de PÃO DI SAL (não pode esquecer do DI, pois não se fala DE). rs rs rs

O preço "vareia" mesmo, mas fica na média mais cara q vc citou entre as melhores padarias (para moi): Monza, Monte Líbano e poucas coisas da Tutti Pane.

AMOOOO pão, bolo, afins... minha perdição! MASSSSS tenho evitado. Quem sabe um dia eu consigo fazer minha dieta né....

E amigas, o povo tá vindo, né, mas ninguém comentando.... snif!

beijos beijos beijosssss

Casamento feliz disse...

Eu amoo pao , pena que engorda !

Renata disse...

Hum tb amo pão francês, ams raramente compro pq tenho preguiça de ir na padaria de manhã comprar...mas de vez enquando, nos finais de semana a gente compra. Creio que aqui o preço está em torno de 7 e alguma coisa, mas hj no mercado eu vi e tava 5,98.
Adorei o post comadre ALê...super informativo...rsss
beijokas