sábado, 31 de maio de 2008

Limites como está?

Eu e meu marido estavamos avaliando a forma como estamos educando nosso filho de apenas 3 anos , e realmente educar não é a tarefa mais fácil, é preciso dar limites , achei está matéria abaixo que está falando sobre limites e que realmente a educação nos dias de hoje tem sido filiarcal, o que sinceramente não quero pra nossa familia, sou do tempo da bença, do almoço em família ,apesar de não almoçar sentado a mesa durante a semana nos finais de semana faço questão de almoçarmos e jantarmos juntos e fazer nossa oração de agradecimento antes das refeições, estava sentindo também que tinha perdido o controle sobre o Caio que estava irritado o tempo todo, entre outras eu quero que meu filho seja uma criança com limites mas isso tudo dentro de muita sabedoria e isso vai depender de nós .

Ontem estava conversando com minha secretária e ela me falou que a netinha dela que tem 3 meses que manda na casa, fiquei pasma, mas cada um que crie seus monstros ou seu anjinhos.

Vc tem filhos? Como está sendo o limite com eles??


Olha o meu bebê que está ficando cheio de limites rs



Artigo publicado em: 18/04/2008
LIMITE NA MEDIDA CERTA
MUSP - PSICOLOGIA - CLÍNICA - LIMITE


Atualmente percebe-se nas escolas condutas inadequadas dos alunos: desrespeito com professores, agressões com colegas, etc. O que será que está acontecendo? Nas famílias a situação não é diferente. Cada vez mais pais e mães buscam orientação para saber a melhor maneira de lidar com os filhos.

Aí surgem as perguntas: Colocar limites não irá traumatizar a criança? A repressão não acarreta bloqueio emocional? A criatividade não será bloqueada? Colocar limites não será uma ditadura no lugar de democracia?

Há alguns anos atrás os filhos obedeciam, ouviam e calavam. Os filhos não ousavam questionar seus pais e professores.

Os pais de hoje são considerados a “Geração Sanduíche”. De um lado trazem a bagagem do que aprenderam, do outro lado a geração dos seus filhos.

Muitos pais que viveram uma educação patriarcal, hoje vivem uma educação filiarcal, já que os filhos decidem o programa do final de semana, escolhem suas roupas, os horários da TV, os horários das refeições, do banho, de dormir e realizar os temas.

Percebe-se que muitos filhos tentam impor as suas vontades, discutindo, chorando, esperneando, após ouvir um não para conseguir o que desejam.

Outra questão vivida atualmente é o grande número de pais que trabalham fora. Quando chegam em casa sentem dificuldade em dar atenção para o filho, vindo a culpa e com ela o adiamento do “não”.

Pais separados, ou casais que disputam a atenção dos filhos com presentes, mensagens duplas, não sustentação do “não”, causam sem querer um grande prejuízo ao filho. Às vezes a criança ou o adolescente age de forma inadequada para pedir socorro ou ganhar a atenção dos pais. Eles sabem como lidar com cada um.


CAUSAS ESPECÍFICAS · Filho único – Os pais precisam estar atentos para não errarem tornando-se muito indulgentes com ele, valorizando muito qualquer atitude do pequeno, satisfazendo seus caprichos e aceitando com facilidade suas vontades.· Filho tardio – Conhecidos como “rapas do tacho”, são considerados nenês da família, podendo ser mimados pelos pais e irmãos mais velhos.· Morte de um filho ou criança portadora de alguma doença – Acontece a superproteção do filho, tentando recompensá-lo por seu adoecimento, ou buscando suprir a falta do irmão que se foi.
CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE LIMITES1. Baixa tolerância à frustração – A criança deve ser preparada para a vida, e esta implacavelmente impõe frustrações. Será difícil lidar com os “nãos” da vida, sofrendo muito quando isto acontecer.2. Sociabilidade – Crianças e jovens sem limites adequados sentem dificuldade de conviver com grupos, formando com isso as “turmas da bagunça” e mais tarde as “gangues de rua”, manifestando comportamentos anti-sociais.3. Drogas – Muitos motivos levam o adolescente a buscar as drogas, sendo um deles a falta de limites. O jovem que não aprendeu a lidar com os “nãos” pode buscar ajuda nas drogas como forma de resolver os problemas.
Fonte: Psic. Gabriela S. Pacheco – CRP 07/11684.



Beijocas DOCINHAS Bom sábado


TÉTI sexta tem apresentação do CAIO na escolinha que foi cmg , vai dançar tê mete rsrs e ainda vai usar a gravata que vc fez qud ele tinha 6 meses lembra??

Te espero lá as 19:00 ok?

Nenhum comentário: