segunda-feira, 19 de maio de 2008

A ARTE DE RECEBER (Parte 1)


Eu particularmente adoro receber meus amigos em casa.

Se fosse por mim, eu faria recepções todos os dias, pq além de adorar estar com os meus, eu amoo cozinhar pra eles tb, acredito que essa é uma das maneiras mais delicadas de se demonstrar carinho.

Tento inovar sempre, seja com alguma dica de revista, ou até mesmo aprendendo com as amigas chiques que me recebem nos lugares onde vou. São pequenos detalhes que fazem grande diferença, já recebi muitos elogios sobre a minha maneira de receber pessoas, e fico bastante orgulhosa, e realizada.

Eu acho que receber é uma arte sim, por isso tento fazer da melhor maneira possível, só recebo em minha casa pessoas especiais, por isso quero fazer o melhor , pra que essas pessoas queiram sempre voltar...

Hoje vou dar algumas dicas, do que vc pode fazer para transformar um simples jantarzinho, numa ocasião especial, uma expressão muito usada, com a qual eu concordo plenamente é que costumamos "comer primeiro com os olhos", portanto quanto mais você puder ornamentar, o prato, a mesa, a comida... melhor ela parecerá! Esse já é o primeiro passo, para o sucesso da sua pequena ou grande recepção, porém é importante que você se lembre que:

- Fazer o convite com no mínimo 3 ou 4 dias de antecedência, (isso varia muito do grau de intimidade entre vc e o seu convidado). Todavia não é de bom tom deixar para a última hora, seu convidado pode se sentir encaixado, ou ainda... vc corre o risco dele ja ter algo marcado para a ocasião e assim não poder comparecer.

- Tente providenciar tudo antes, deixando apenas o essencial para fazer quando o convidado já estiver presente, do contrário vc não conseguirá fazer as coisas e dar atenção á ele, ao mesmo tempo.

- Flores são sempre muito apreciadas por todo tipo de pessoa, portanto, um pequeno arranjo de gérberas, rosas ou ainda um vasinho de pimenteira na mesa, irão causar ótima impressão!

- Esteja atento á necessidade do seu convidado, quanto ao que ele bebe... Se você não sabe, pergunte na hora do convite, outra coisa importante, é saber se tem algo que a pessoa não come nem por decreto, se é vegetariano ou não... uma atitude simples como essa, pode evitar grandes transtornos.

- A quantidade do que será preparado no menu, tb é fator muito importante... Se não sobrar ... significa que alguém pode ter saído da sua casa com fome. Nesse caso, a máxima "Antes sobrar do que faltar" é absolutamente verdadeira. Se você não tem condições de comprar 4 quilos de camarão extra grande para o seu strogonof, opte por frango, mas faça para que sobre... sempre.

- O horário do jantar, pode variar entre 8 e 9 horas , Evite marcar antes, e Jamais depois disso.

- Assim que seu convidado chegar, ofereça á ele alguma coisa para petiscar enquanto bebe algum aperitivo, não o deixe beber de barriga vazia... em hipótese alguma.

- Sobremesa é imprescindível... mas é óbvio que vc não precisa se matar na cozinha para preparar aquele Petit gateux que vc viu no programa da Ana Maria, se vc está sem tempo, compre um sorvete de creme , ou faça uma salada de frutas.


Vou postar abaixo algumas fotos de recepções que eu dei, ou que participei, para que vcs tenham alguma idéia:

Se você o menu for caldo ou sopa, essa mini brusquetta é ideal para servida, antes do prato principal anota aí... 1 baguete italiana, corte em rodelinhas bem finas, coloque em uma forma... regue com azeite de oliva de boa qualidade, depois coloque tomates maduros picados bem pequenos, cima mussarella de bufalla com orégano sal e uma folhazinha de mangericão. Regue com mais azeite e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, sirva ainda quente, em um pratinho pequeno.




Sua mesa de jantar é pequena como é o caso da minha? E por isso vc acha que não tem espaço pra um vasinho de flores? Sem problemas...Use então a mesinha de centro da sua sala, as flores querem dizer ao seu convidado que ele é importante pra você, e a sua casa ficará enfeitada por alguns dias.




Se você for fazer um churrasco na parte externa da sua casa, lembre-se de manter a mesa arrumada com os talheres e a salada (sem tempero) do lado de dentro de casa... além de mais higiênico é tb mais elegante!





Seus convidados não irão resistir a uma salada com essa apresentação...até mesmo as crianças irão querer provar!




Antes do jantar, um patêzinho, ou antepasto ganharão um charme muito maior, se as torradas forem divertidas como essas aí que a minha comadre comprou em São Paulo, SBC, se quiserem o nome do local eu me informo.





Outra coisa que meus compadres fizeram: essa mesa pra servir uma feijoada, no dia das mães, ficou muito linda né??? Cada detalhe, cada caprichosinho, de encher os olhos, e cá entre nós, que convidado não vai se sentir especial com um carinho desses???



Bom, por hoje é só...Espero que as dicas sejam úteis!
Beijos, Danizinha Kalil

5 comentários:

Anônimo disse...

Tb adoro receber meus amigos em casa...mas eles são mto chatos e ainda estão na fase de q comer na rua é melhor...não pareciam uma boa mesa, uma arrumação, um carinho desses...fico tão trsite...pq as vezes palnejo as coisas e de ultimas hora eles furam..affe...quem sabe daqui uns 10 anos e um pouco de amadurecimento eles não cedem a esse carinho né ???
Linas dicas. adorei.
beijos

Anônimo disse...

Oi Danizinha Kallil hehehe
Adorei as suas dicas, voltarei sempre adorei o papo de comadre, achei de bastante utilidade para uma recém casada como eu.
grande beijo.

Anônimo disse...

Ri
KALILL kkk
AMEI as dicas vc é mestre neste quesito receber bem né?
E minha nova rima de 28 anos q mesa linda ela fez , é uma delicia ser bem recebido na casa das pessoas
Beijo enorme bem chikezinho rs

Anônimo disse...

kkkkkkk Danizinha Kalil? kkkkk tô me pocando de rir!
Vc é mto mais cique q ela amiga, odeio aquela mulher. rs antipatizo, sabe...
enfin...
adorei a dica (já tinha pensado em postar disso, sabia?) tbm amo receber com carinhoe tudo bem bonitinho, acho essencial.
Aliás, vou ser bem sincera: corro MUITO, trabalho BAGARAIO, mas faço isso TODO DIA só eu e marido mesmo; arrumo a mesa bem linda, tudo bem direitinho. eu gosto e ele tbm.
mil beijosssssss

Anônimo disse...

A senhora se esqueceu de colocar aqui a foto da sua beringela caponnata e do patê de tomates secos chiquérrimo que você faz amiga, eu tenho vindo só esperando pra ver se você vai liberar ou não essa receita pras amigas. Já te pedi mil vezes mas você não dá :( to nessa expectativa , só pra te informar.