quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Especial Paris [Parte 2]

Dicas dos lugares que eu fui:

Torre Eiffel: suba, seja qual for o andar, mas suba, eu subi até o 2º, que tem uma vista maravilhosa e ainda te dá direito de parar no primeiro, tem um preço razoável.
Trocadero: uma ponte separa o Trocadero da torre, tem um jardim e depois um lugar mais alto de onde você pode tirar fotos maravilhosas da torre. Geralmente no caminho entre o Trocadero e a torre ficam os vendedores de chaveirinhos da Torre Eiffel, eles começam oferecendo 1 chaveiro por 1 euro, pechinche, aliás eles já sabem que nós brasileiros adoramos uma pechincha, se ele não fizer pelo menos 3 chaveiros por 1 euro, não compre (eu já consegui até 5 por 1 euro...rs).
Champs de Mars: é aquele gramado lindooo que fica de uma dos lados da torre, uma delícia andar por lá e dar uma paradinha para fotos ou mesmo para sentar e apreciar a paisagem, pra mim, um dos lugares mais lindos de Paris! No final do Champs de Mars, tem um momunento pela paz mundial e também a Escola Militar onde Napoleão estudou.
Hotel des Inválides: onde ficavam internados os inválidos das revoluções, lá também tem a Igreja do Domo, dentro dela tem um museu onde ficam os restos mortais de Napoleão Bonaparte, e o Domo da igreja pode ser visto da torre, pois ele é todo dourado, acredito que é de ouro!
Jardins e Palácio de Luxemburgo: ambos ficam no mesmo lugar, o palácio ficam em meio aos jardins, lindos por sinal, vale a pena andar por lá e apreciar as fontes, os pássaros.
Sacré Couer: linda demais, fica no bairro boêmio de Montmartre, tem uma escadaria imensa pra chegar nela, mas vale a pena. Nas ruas abaixo da igreja você encontra muitos souvenirs, mas deixe para comprar perto da Notre Dame, que é mais em conta! Lá também você encontra o Moulin Rouge e uma loja chamada Tati, que tem cara de ser bem decadente, mas esconde várias promoções!
Jardin des Tuileries: esse lindo jardim liga a Place de la Concorde (lindaaaaa, onde fica a Assembléia Nacional) ao Museu do Louvre, imagine só, quem leu o livro O Código da Vinci, se sente dentro do livro!
Museu do Louvre: em frente tem o Arco do Triunfo do Carrossel, ele é bem menos glamuroso que o outro arco, mas vale a pena ver! Já no museu, não tenho certeza se essa mamata continua, mas as sextas-feiras depois das 18 horas a entrada é grátis (consulte o site). Lá aconselho a pegar o mapa e decidir o que você quer ver, pq tem muitaaaaa coisa, eu entrei pela Ala Denon, que é onde fica a Monalisa, a Vênus de Milo, a Grande Galeria e a ala Egípcia (lá tem uma múmia de verdade...rs), totalmente imperdíveis!
Arco do Triunfo: lindo, ainda mais que é a entrada para a avenida mais linda, poderosa e chiquérrima do mundo... a Champs Elysées. Genteee, aquele lugar é tudoooo! Dicas preciosas... entre na perfumaria Sephora, na Virgin Mega Store, no Monoprix, Loja da Disney, coma uma lanche no Quick (que deixa o Mc no chinelo, não ouse comer no Mc pq é nojento, pague um pouquinho a mais e coma no Quick, ahhh e peça Fanta, a deles é uma delícia!). Isso sem falar nas lojas da Louis Vuitton, Chanel, Prada, e por ai vai...rs
Pantheon: fica perto da Universidade de Paris, infelizmente eu não entrei, pq estava em reforma, mas lá é o túmulo de vários escritores célebres.
Notre Dame: lindaaaa, a beira do Rio Sena. Se estiver com muito pique vale a pena subir até o alto, mas você tem que pagar e são mais de 500 degraus, com certeza! Atravessando uma ponte que tem em frente a Notre Dame, você encontra muitas lojinhas de souveniers.
Passeio de Barco no Rio Sena: totalmente imperdível, além de ser muito gostoso, você terá a oportunidade de ver por outro ângulo vários pontos turísticos da cidade. Eu peguei o barco no pé da torre, mas existem outras empresas ao longo do rio.
Arco de la Defense: é um prédio enorme em forma de arco, lindo e super moderno, você pode pagar para subir nele, mas eu não subi.
Cemitério Pére Lachaise: onde estão enterrados Alan Kardec, Edith Piaf, Jim Morrison, entre outros famosos.
Versailles: fica na zona 4 de Paris, o RER pra lá é mais caro, mas vale a pena o passeio. Eu não entrei no palácio, pq meus pés não tinham condições de andar naquilo tudo, mas a vista por fora já compensa, e os jardins então? Maria Antonieta caprichou, os jardins são lindos e lá embaixo tem um lago onde você pode andar de barquinho ou simplesmente sentar na grama e apreciar a vista!
Disney: fica na zona 5 de Paris, o que dá quase uma hora de RER do centro, compre o ingresso com antecedência pela internet (vide site), pq saí mais barato. Lá são dois parques: o Disney Studios e a Disneyland, eu fui na Disneyland e ameiiiiiiiii, surtei quando vi os personagens, com os brinquedos e toda aquela magia Disney!

Outras dicas:

- Carte Orange: é um cartão que você faz no aeroporto (já na parte da estação), ele custa 33 euros e te dá direito durante 5 dias de usar o metrô, o RER e os ônibus de Paris ilimitadamente, da zona 1 (que é o centro de Paris) até a zona 5 (onde fica a Disney). Ele vale a pena se você for pra Disney e Versailles, senão tem um outro que é mais em conta e serve só para a região central mesmo.
- Paris tem um metrô em cada esquina, e onde não tem metrô tem o RER que é uma espécie de trem e tem ligação com o metrô, então se você estiver de posse de um carte orange, economize seus pézinhos, pegue metrô pra ir pra todo lugar.
- Quando chegar no Charles de Gaule (o aeroporto, que mais parece uma cidade de tão grande que é) vá até algum lugar de informações e pegue um mapa. No mapa tem todas as linhas de metrô e RER, e com ele é muito mais fácil de se localizar.
- Não deixe de visitar uma loja que se chama Dechatlon, ela já existe aqui no Brasil, mas não se compara com as da Europa, tem uma loja em uma das saídas do metrô Madeleine.
- Coma gaufre e/ou crepe de Nutella, é bom demais!
- Passeie em algum supermercado, você encontra coisas maravilhosas, que não tem aqui no Brasil e que são super em conta (como por exemplo um pacote de uma bolacha parecida com a Calupso, pela bagatela de 0, 34 euros, não dá nem 1 real).
- Quanto a língua, eu não tive problemas pq minha amiga fala francês fluente, então ela falava tudo, mas quando eu tinha que me virar, falava inglês mesmo, eles não gostam, dá pra perceber, mas até que se esforçam pra entender.
- Os franceses ficam felizes quando a gente sabe algumas palavrinhas básicas de francês como por exemplo:
Obrigada: Merci
De nada: De rien
Por favor: S’il vous plaît
Desculpe: Pardon
Tchau: Au revoir
Eu não falo francês: Je ne parle pas français

O post continua, a parte 3 é a última e vem com fotos...

Nenhum comentário: